Mistério na Torre Eiffel (Mystère à la Tour Eiffel)

Eu tinha planejado estrear falando sobre Rocky Horror, mas surgiu a oportunidade de fazer a legenda para esse filme e não quis deixar passar!

Mystère à la Tour Eiffel é um filme francês, produzido para TV e distribuído no comecinho desse ano. Fiquei sabendo dele semana passada e estava só esperando uma boa alma disponibilizar a legenda em inglês pra assistir. Apesar do clima legal de suspense, admito que o que me chamou atenção foi ver a mocinha Louise (Marie Denarnaud) se apaixonar por Henriette, interpretada pela atriz Aïssa Maïga.

tumblr_olfc9beuBJ1ro2zbko3_r2_540

Louise e Henriette, Mistério na Torre Eiffel (Fonte)

A história começa na inauguração da Torre Eiffel em 1889. Louise é uma moça divorciada que mora com o pai, um dos engenheiros que trabalharam no projeto ao lado do arquiteto que dá nome à torre. Quando um colega deles é assassinado e toda a equipe recebe ameaças, Louise acaba envolvida em mortes que parecem inexplicáveis. É aí que ela conhece Henriette, assistente de palco de um mágico famoso. A polícia questiona a participação de Louise nos crimes e, junto com Henriette, ela banca a detetive para provar sua inocência.

Não vou falar mais do enredo porque quero que vocês assistam e se surpreendam como eu, mas alguns comentários sobre o próprio filme são inevitáveis.

Quando é que a gente vê uma história assim no cinema, cara? Onde duas mulheres se apaixonam e a trama não se limita à sexualidade delas? Uma história que não é uma tragédia, e – clichê dos clichês em filmes LGBT – alguém morre no final? E mais, quantos filmes de época a gente encontra com uma personagem como a Henriette? O cinema mainstream dá pouquíssimo espaço para atores negros em filmes históricos. A não ser, claro, que se trate de um filme sobre a escravidão. Mas uma mulher negra, lésbica, que não precisa ser libertada pelo protagonista branco? Ahh, isso deve ser pedir demais. Alerta de ironia: NÃO, NÃO É PEDIR DEMAIS

Não que o filme seja perfeito. A gente pode (e deve) questionar o fato da heroína ser a moça branca, enquanto Henriette ainda fica em segundo plano, como o interesse amoroso. Mesmo assim Mystère à la Tour Eiffel tem sacadas muito boas – quando Louise vê um objeto que supõe africano e pergunta a Henriette se é da sua terra, ela responde graciosamente, “De Bordeaux?” – e uma história leve, doce, gostosa demais. Recomendo MUITO!

Baixe o filme por download direto ou torrent, e a legenda em português:

Download | Torrent | Legenda

Em tempo: fiz a legenda em português a partir de uma tradução em inglês.
Crédito pela tradução inicial.

Anúncios

2 comentários sobre “Mistério na Torre Eiffel (Mystère à la Tour Eiffel)

  1. Pingback: A Bela e a Fera: Assim que se faz uma nova versão! | Estanteante

  2. Pingback: 11 filmes FELIZES sobre amor entre mulheres | Estanteante

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s