Laerte-se: um convite pra gente conhecer Laerte Coutinho

Como o nome já sugere, o documentário Laerte-se é um trabalho intimista

O documentário estreou na Netflix essa semana e tem o clima de uma conversa entre amigos. A cartunista Laerte Coutinho recebe Eliane Brum em sua casa, onde as duas se sentam à vontade no sofá. Um contraste com a primeira cena do filme, que mostra Laerte receosa, querendo adiar a gravação. Dá para a gente entender – desnudar-se assim exige uma boa dose de coragem. A sensibilidade de Eliane, que assina a direção junto com Lygia Barbosa da Silva, faz toda a diferença.

LAERTE-SE06-770x494

A cartunista em cena de Laerte-se (Netflix)

Não digo isso apenas por Laerte falar tão abertamente da sua transexualidade, ou por ela ter decidido tornar sua transição pública. Não, eu falo mesmo é da sinceridade com que a cartunista se apresenta no documentário. Como a Laerte abaixa a guarda e fala sem reservas sobre suas inseguranças, sobre assuntos que a incomodam, sobre a perda do filho Diogo e, claro, a construção da própria identidade. Minha admiração por ela só cresceu depois de assistir Laerte-se! É muito interessante a gente ver a pessoa por trás das tirinhas, como a trajetória influenciou suas obras e como a arte, por vezes, torna-se um objeto de auto-conhecimento.

Isso acontece porque o filme desvenda Laerte como artista e como mulher, mas acima de tudo como pessoa. É uma boa oportunidade pra gente conhecer melhor uma das cartunistas de maior importância no cenário nacional. Acho que aqui não cabe tanto uma crítica, justamente por ser tão íntimo, mas uma recomendação: assistam. Sério. ‘Tá na Netflix. Já que falei dela, vale lembrar que Laerte-se é o primeiro documentário brasileiro da empresa, que nos últimos anos investiu bastante no gênero.

E pra quem não conhece o trabalho dela (você conhece, só não tem o hábito de ler o nome dos artistas ali no canto), encerro o posto de hoje com algumas tiras da Laerte.

muriel702

muriel643

E, por último, minha favorita…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s